quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Carta à Ministra da Educação.


Boa noite.
Esta boa querida?
Passou bem? Como vai a família?
Bem, espero.
Sabe, seria uma conversa bem mais interessante se por acaso a senhora tivesse sido raptada e eu falasse consigo enquanto pensava nas mais duras formas de tortura. Mas pronto, deixe refrear os ânimos.
Venho por este meio, pedir-lhe algumas explicações, e dizer-lhe sem qualquer tipo de problema que a senhora REALMENTE não sabe fazer o seu trabalho. Mas pronto, cada um é como é. Não se sinta ofendida querida.
Eu percebo perfeitamente quando a senhora tenta melhorar a educação em Portugal, que é dos países com os valores mais baixos nesse campo. Aplaudia-a se na realidade tivesse contribuído para uma melhoria. Contudo, a senhora contribuiu para que houvesse um decrescimo. Quer de interesse quer de valores educacionais.
Clap Clap? Não, nem por isso não é Lurdes?
Sabe, apesar de ser uma mera estudante do ensino público eu sei admitir aquilo que vejo, e sim vejo que a educação portuguesa não é a melhor. Quer que corte os pulsos? Me atire de uma janela? Admito, sim! É verdade que os alunos têm más notas, é verdade que os encarregado de educação nem sempre são os mais interessados na educação dos seus educandos como deveriam ser, é verdade que os alunos faltam e muitos, chegando por vezes a perder o ano, é verdade que há alunos que não gostam das disciplinas, deixaam a escola e passam as tarde refastelados a ver programas mediocres ( não querendo ofender ninguêm, nem a si Lulu) como "As tardes de Julia". Mas também é verdade que há bons alunos. Não é tanto como deveria ser, mas que os há, há!
Não me considero boa aluna, até sou bastante mediana, e sim falto ocasionalmente porque ás vezes não me apetece ir ás aulas.
E depois?
As suas medidas, relativamente ao estatuto dos alunos são más, desculpa...péssima e retrogadas. Voltámos ao regime ou que?
A senhora pensou que porcausa de um rendimento escolar nacional os bons alunos sofrem com as penalizações? Sim, eu sei que a senhora provavelmente iria argumentar que os bons alunos não faltam. Tem razao. Não o fazem. Mas olhe, pense hipoteticamente em todos os alunos. Quer bons, medianos ou maus. Existem doenças sabia? Doenças que podem deixar pessoas de cama durante um longo periodo. O que acontece é que quando se dá a justificação ao director de Turma, no dia a seguir já estamos a fazer uma "prova de recuperação". É o máximo.
Considerando o ensino secundário, em qua as disciplinas especificas do curso escolhido são normalmente tres vezes por semana, fazendo as contas, faltas injustificadas só podemos dar 3, e á 4a falta somos propostos. Ora muito bem, pensando que os horarios escolares são cada vez mais irregulares e que um ano lectivo tem 10 meses, e três periodos. Faltariamos em media uma vez por periodo correcto? Está bem. Pensando bem, sim é capaz de ter nexo (ironia). Tenho que começar a ver na minha agenda quando é que posso marcar consultas caso esteja doente. Uma vez por periodo e com muita sorte. Sim, claro, as faltas justificadas já sobe para o triplo, mas se a senhora quer reduzir o abandono escolar decerto que consegue arranjar outras soluções não é? Ou não? A senhora é doutorada em Sociologia. AHAHAHAHAHAHAHA é uma piada certo? Sociologia? Está bem. Está bem.
Eu sei que não é certo arranjar excepções para os alunos que não são maus. Existem até maus alunos que na realidade são maus alunos mas não na verddeira ascensão da palavra. Apenas não conseguem melhor. Só.
Acho que devia ponderar melhor. Acho que já verificou um grande desagrado pelas suas novas medidas "revolucionárias". Será que já pensou que agora dá menos vontade de ir ás aulas? Pois devia.
É pena que os alunos nõa consigam fazer manifestações em tão grande escala como os professores. É pena.
E agora falando do estatuto dos professores. Essas nobre pessoas com a paciência de um poço sem fundo, para aturar alunos burros que nem portas, rufias ou mandriões. A eles uma grande salva de palmas. A si? APUPOS! BUUUUUUUUUUUUH A LULU NÃO PRESTA! BUHHHHHHHH.
Eles revoltam-se. Manifestam-se. E a senhora continua a fingir que essas criticas lhe passam ao lado. Uau, nervos de aço? Ou está com vergonha de dar o braço a torcer porque quer mostrar que é dura e que o governo continua a fazer um bom trabalho? Engana-se redondamente.
A senhora chega ao topo na carreira de Docente...e agora pergunto-me: "Foi alguma vez avaliada?" Penso que não, sabe? Quer dizer, se por acaso alguns alunos ou a mairoia chumbar na disciplina ou nos exames nacionais a culpa será do professor? Quer dizer, há professores realmente maus, mas a maioria não o é. E eles (professores) não têm que se sujeitar a isso, não têm que se sujeitar ao facto de você, uma mera doutorada em sociologia, achar que els não valem nada como professores so porque a turma chumbou. A senhora, se na realidade foi professora e não andou a mentir como o seu querido primeiro ministro, deve desde já saber que há turmas que realmente não têm solução. Mas pronto isso já é consigo.
Lamento profundamente se acha que tem razao depois de ja ter visto a maioria dos professores e alunos a dizerem e demonstrarem o contrario.
Ma pronto.
Sabe, nunca vi ninguêm a ser tão odiado em tão pouco tempo. Nem nunca vi ninguem a ser mais suicida que a senhora.
Tomara que um dia se aperceba se bem que cada vez que alguem fala em si, LuLu, só me da vontade de a esbofetear.

Boa noite. passar bem.

«Esta mensagem vai auto destruir-se em:
5

4

3

2

1

BUMMMMMMMMMMMMMMMM»

.. á Lulu. Não gostamos de si sua pinderica. Hunf.

2 comentários:

  1. Muito bem dito, muito bem dito ! *clap clap clap clap*

    E uuma salva de palmas para J.Adelina F. Carvalho * clap clap clap *

    ResponderEliminar
  2. MUito bem dito muito bem dito!Concordo com todas as tuas palavras *clap clap*
    E uma salva de palmas para J.Adelina F. Carvalho *clap clap clap*

    ResponderEliminar